Definir objectivos é tornar o negócio S.M.A.R.T.

smartFixação da objectivos é tão importante na vida pessoal como na empresarial. O denominador comum em toda a literatura de auto-ajuda é a importância da definição de objectivos. Nós somos motivados a definir objectivos de longo prazo, objectivos de curto prazo, objectivos de vida e objectivos pessoais.

Os benefícios de objectivos eSpecíficos, Mensuráveis, Atingíveis, orientado para Resultados, a definidos no Tempo (S.M.A.R.T.) já estão sobejamente apresentados na literatura de auto-ajuda há muitos anos. Assim torna-se evidente que a fixação de objectivos é, obviamente, um processo poderoso.

Trata-se de “comer o elefante, com uma dentada de cada vez” e de transformar a visão em atingível e realizável. Este é o denominador comum das pessoas e empresas bem sucedidas.

Apesar do seu valor óbvio, a experiência com os objectivos tem mostrado que algumas pessoas são boas na definição dos objectivos e aderem a eles, conseguindo grandes resultados e outras não conseguem manter uma resolução de Ano Novo de parar de fumar por dois dias consecutivos.

Falhar na definição de objectivos pode ser visto como medo do fracasso. Isto é, um golpe à nossa integridade, quando não conseguimos alcançar os nossos objectivos. Quando definimos e mantemos compromissos, tais como definir e alcançar objectivos, reflectimos o nível de confiança que temos em nós próprios. Aumentamos a confiança em nós próprios quando estabelecemos e mantemos compromissos para com os outros e com nós próprios. No entanto, quando não conseguimos atingir os nossos objectivos perdemos a confiança na nossa capacidade de estabelecer e manter compromissos e de confiar em nós mesmos.

Existem muitas razões pelas quais nós não atingimos os nossos objectivos. Às vezes, os objectivos que estabelecemos são irrealistas, as resoluções de Ano Novo são exemplos típicos, ou de repente esperamos mudar a nossa forma de comer, ou a forma como exercitamos apenas porque houve mudanças no calendário. É como esperar que um filho que nunca andou de bicicleta de repente salte para a bicicleta e comece a andar, ou que corra uma maratona sem meses de treino. Esses objectivos são baseados na ilusão e sem respeito pelo crescimento natural. Temos que ser capazes de gatinhar antes de se caminhar.

Então, como podemos definir e alcançar objectivos? Stephen R. Covey diz, e muito bem, no seu livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes“. “Começar com o fim em mente significa começar com uma compreensão clara do seu destino. Significa saber para onde está a ir, para que entenda melhor onde está agora de forma a que os passos a tomar sejam sempre na direção certa.”

Um exemplo de um objectivo S.M.A.R.T. poderia ser algo como o seguinte:

O QUE

Meu objectivo é manter um corpo saudável.

PORQUE

De forma que:

Eu possa estar apto a fazer as coisas que eu gosto.

Eu possa ser um exemplo para os meus filhos na gestão da saúde.

Eu possa construir a minha força de carácter pessoal.

COMO

Boa Nutrição. Vou aumentar minha ingestão de frutas e vegetais frescos e diminuir o consumo de açúcar, gorduras, sal e carne vermelha.

Física. Vou exercitar aerobicamente 3 vezes por semana por períodos de 30 minutos.

Focus. Eu vou estar ciente do meu corpo e cuidar de qualquer problema de saúde.

Focando nos objectivos de curto prazo, mais pequenos, e atingindo-os com sucesso vai dar a confiança necessária para definir outros objectivos “maiores”. Assim devemos definir os seus objectivos com base no principio S.M.A.R.T. para aumentar a probabilidade de os alcançar.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s