Fotografar interiores – As cinco dicas essenciais

Fotografar interiores de casas e espaços pode ser uma tarefa bastante desafiante. A dificuldade na escolha da perspetiva certa ou o pouco espaço de recuo para obter o ângulo correto podem tornar este tipo de fotografia numa tarefa mais complexa do que à primeira vista possa parecer. Hoje, deixamos dicas essenciais para melhorar a sua forma de fotografar interiores.

31. Use a Luz

Procure usar a luz do espaço, a luz das janelas e, se for caso disso, a luz do flash. Tente equilibrar a luz de forma a evitar zonas demasiado iluminadas ou demasiado escuras, zonas demasiado sobre-expostas ou sub-expostas, pois criarão desequilíbrios e inconsistências na imagem, conferindo-lhe um aspeto pouco profissional. Tenha em especial atenção que diferentes fontes de luz poderão ter diferentes temperaturas de cor.

2. Escolha a Perspetiva Adequada

Na fotografia de interiores a escolha da perspetiva é fundamental, teste os vários ângulos do espaço, o pouco espaço de recuo é uma limitação constante com que se debaterá quando estiver a fotografar. Fotografe com a câmara encostada à parede se necessário de forma a alargar ao máximo o ângulo de captação e mostrar convenientemente o espaço.

53. Use lentes grande-angulares se possível

Use lentes com uma distância focal mais curta (maior ângulo de captação) para fazer face às limitações físicas do espaço. Tenha em atenção que as lentes grande-angulares têm mais tendência para distorções na imagem.

4. Linhas verticais direitas

Mantenha as linhas verticais o mais alinhadas e direitas possível dentro do enquadramento. Para isso, mantenha a câmara direita (não inclinada para a frente nem para trás) e fotografe a uma altura média (de acordo com a altura do espaço). Ter as linhas verticais direitas, criando uma perspetiva correta do espaço, é um pequeno detalhe que fará uma enorme diferença na qualidade e aspeto profissional das suas imagens.

5. Acabe com as fotos tremidas

Evite as fotos tremidas ou arrastadas, estas não têm lugar quando se fala de fotografia de interiores. Se não tiver luz suficiente opte pelo uso de um tripé. Considere também usar o temporizador da câmara quando usar o tripé, como medida extra para evitar tremuras nas fotos.