3 coisas Surpreendentemente simples que pode fazer AGORA para construir melhores hábitos

habitos2Construir bons hábitos pode ser difícil.

Isso é especialmente verdadeiro se os quisermos manter a longo prazo. Felizmente, existem algumas estratégias simples que podemos usar para construir melhores hábitos e quebrar os maus.

Estas ideias não são a única forma de construir melhores hábitos – existe uma panóplia de outras formas para o fazer – mas estes passos simples podem ajudar a fazer progressos com a maioria dos objetivos que temos para a saúde, o trabalho, e a vida.

E com isso em mente, aqui estão três coisas que podemos fazer AGORA para construir melhores hábitos.

habitos11. Começar com um hábito que é tão fácil que não podemos dizer não

O aspeto mais importante da construção de um novo hábito é este ficar consistente. Não importa quão bem o executamos em qualquer dia especifico. O esforço sustentado é o que faz a diferença real.

Por essa razão, quando iniciamos um novo hábito, este deve ser tão fácil que não conseguimos dizer não. De fato, quando se inicia um novo comportamento, este deve ser tão fácil que até se torna divertido.

  • Quer construir um hábito do exercício? O objetivo será exercitar 1 minuto, hoje.
  • Quer começar um hábito de escrita? O objetivo será escrever três frases hoje.
  • Quer criar um hábito alimentar saudável? O objetivo será comer uma refeição saudável esta semana.

Não importa se começamos pequeno, porque haverá tempo de sobra para introduzir a intensidade depois. Não precisamos de inscrever num ginásio de CrossFit, de escrever um livro, ou mudar toda a nossa dieta de uma vez só.

É fácil de nos compararmos com o que os outros estão a fazer ou sentir a vontade de otimizar o desempenho e fazer mais. Não devemos deixar que esses sentimentos nos puxem para fora do curso. Devemos provar a nós mesmo que nos conseguimos manter fieis a algo pequeno por 30 dias. Então, quando estivermos com ritmo e em consonância, podemo-nos preocupar com o aumento da dificuldade.

No início, o desempenho é irrelevante. Fazer algo impressionante, uma ou duas vezes não vai importar se a sua execução não se vai manter consistente a longo prazo. O novo hábito deve ser tão fácil que não podemos dizer não.

“Ser consistente não é o mesmo que ser perfeito”

2. Tirar algum tempo para entender exatamente o que nos está a travar

Quantos de nós não gostariam de praticar exercício de forma consistente? Mas pensamos sempre que somos o “o tipo de pessoa que não gosta de treinar”.

Em alguns casos quando tiramos tempo para entender o que nos está a travar, chegamos a conclusão que afinal não é o fazer exercício que nos incomoda, mas sim do incómodo de nos prepararmos para o ginásio, conduzir por 15 minutos, e depois treinar. Muitas vezes estas são as verdadeiras barreiras que impedem o hábito de exercitar.

Uma vez que percebemos o que nos trava, poderemos definir novas estratégias para o sucesso. Neste caso uma forma mais fácil de fazer exercício seria comprar um vídeo de ioga (ou outro exercício) e começar a exercitar em casa duas noites por semana.

Ao irmos aderindo a uma rotina de exercícios por alguns meses chegamos a conclusão que podemos não ser capazes de corrigir tudo o que não gostamos, mas descobrimos como trabalhar em torno de um ou dois desses obstáculos pode fornecer o impulso que precisamos para superar as dificuldades e mantermos os objetivos.”

As pessoas que se prendem a bons hábitos, entendem exatamente o que está a travar.

Podemos pensar que somos o “tipo de pessoa que não gosta de exercitar” ou o “tipo de pessoa que é desorganizada” ou o “tipo de pessoa que adora comer doces.” Mas na maioria dos casos, não estamos destinados ao fracasso nessas áreas. Em vez de fazermos uma declaração fechada sobre seus hábitos, devemos dividi-los em pequenos pedaços e pensar sobre quais as áreas que nos estão a impedir de nos tornarmos consistentes.

Depois de conhecer as partes específicas do processo que nos travam, podemos começar a desenvolver uma solução para resolver esse problema.

habitos33. Desenvolver um plano para quando falharmos

Dan John, preparador físico bastante conhecido, muitas vezes diz ao seus atletas, “Você não é bom o suficiente para ficar desapontado.” O mesmo é verdadeiro quando criamos um novo hábito. O que estávamos à espera? Ter sucesso sem falhar uma única vez desde o início? Ser perfeito, mesmo quando as pessoas que têm feito isso há anos cometem erros com alguma regularidade?

Temos que aprender a não nos julgarmos ou a sentirmo-nos culpado quando cometemos um erro, e concentrarmo-nos no desenvolvimento de um plano para voltar à pista o mais rápido possível.

Aqui estão três estratégias que podem ajudar …

  • Definir horários em vez de prazos.
  • Esquecer o desempenho e focar na construção de uma nova identidade.
  • Fazer deste o novo lema: “Nunca perca duas vezes”

O lema “nunca perder duas vezes” é um mindset (mentalidade) particularmente útil. Talvez eu perca um treino, mas eu não vou perder dois seguidos. Talvez eu coma uma pizza inteira, mas de seguida faço uma refeição saudável.

Deslizar nos nossos hábitos não faz de nós um fracasso. Faz de nós pessoas normais. O que separa as pessoas de melhor desempenho de todas as outras é que elas voltam à pista rapidamente. Devemos certificar de que temos um plano para quando falharmos.

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Um pensamento sobre “3 coisas Surpreendentemente simples que pode fazer AGORA para construir melhores hábitos

  1. Por vezes acontecem coisas absolutamente inexplicáveis. Hoje à tarde tive uma curta conversa com a Patrícia Santos a quem manifestei algumas preocupações relacionadas com os resultados da minha actividade profissional. Curiosamente já tinha visto o email com este texto, embora não tivesse feito uma leitura nem atenta nem completa. Agora li,penso que entendi e estou convencido que nele está provavelmente, a solução para as minhas preocupações. Vamos experimentar… Plin! Plin!

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