Lições financeiras que os desenhos animados podem ensinar

imagesEESNA3ACSe pensa que os desenhos animados a que os seus filhos assistem pouco têm para ensinar, conheça seis lições financeiras retiradas da televisão.

Pode não parecer, mas muitos desenhos animados que passam na sua televisão trazem alguns ensinamentos que podem ajudar o seu filho a aprender a gerir o dinheiro e até a adquirir competências empreendedoras. Fique a conhecer algumas lições financeiras que os desenhos animados podem ensinar ao seu filho.

 1. Os Simpsons

Os famosos bonecos amarelos que contam já com 25 anos de existência têm apresentado ao longo das suas temporadas não só várias lições de vida, mas também de gestão financeira. São muitas as aventuras de Homer Simpson que raramente chegam a bom porto. Ao longo destes anos ele já perdeu ou desistiu do emprego por diversas vezes, empenhou as poupanças da família para financiar as suas ideias excêntricas e socorreu-se de empréstimos de amigos para saldar dívidas. Muitas vezes, Homer personifica aquilo que não se deve fazer na gestão de um orçamento familiar saudável.

Também algumas personagens secundárias desta série como o dono da central nuclear de Springfield, Mr. Burns, ou o dono do supermercado mais conhecido da cidade, Apu, oferecem algumas lições sobre a gestão de dinheiro. Neste último caso, Apu, que nunca tira um dia de folga, pode ser visto como exemplo de um comerciante que conseguiu ter sucesso graças à sua dedicação ao trabalho.

 2. Dora, A Exploradora

Para as crianças em idade pré-escolar as perguntas que a Dora faz, sempre que tem alguma dúvida, são uma forma de perceberem como chegar a uma solução que os mantenha informados sobre algum assunto que não percebem. O mesmo tipo de raciocínio pode ser aplicado ao dia-a-dia do seu filho: explique-lhe que é sempre bom fazer perguntas quando existem dúvidas.

E, tendo em conta que muitos conceitos financeiros e produtos de investimento nem sempre são de fácil de compreensão, é fundamental que os consumidores, desde cedo, não tenham receio de colocar questões. Só assim conseguem ter a certeza de que estão a fazer as melhores escolhas financeiras para a sua vida.

 3. Tio Patinhas

O Tio Patinhas é talvez a personagem de desenhos animadas mais associada ao dinheiro e à frugalidade. No entanto, não se pode esquecer que apesar da sua personalidade forte, o Tio Patinhas trabalhou muito para alcançar o estatuto de milionário. Ao perceber os conceitos de oferta e procura e diversificação de investimentos, conseguiu construir dentro da sua Caixa-Forte uma piscina cheia de moedas.

Tente explicar os seus filhos a importância dos conceitos de poupança e investimento: É uma boa aposta para ele perceber de que forma pode proteger e fazer crescer o seu dinheiro.

 4. Wile E. Coyote

Quem não se lembra das aventuras do Bip-Bip e do Coiote? Apesar de nunca serem bem-sucedidas, o Coiote adquire bastantes produtos da ACME para tentar apanhar o Bip-Bip. E apesar de nunca ver os seus objetivos alcançados, o Coiote continua a comprar compulsivamente objetos que acabam por não servir para alcançar os seus fins. Se algum dia assistir a um episódio destes desenhos animados com o seu filho, tente dar-lhe a conhecer os perigos do consumo de produtos por impulso e explique-lhe a importância de pensar bem antes de comprar qualquer artigo.

 5. Winnie The Pooh

A personagem criada por A. A. Milne é bastante apreciadora de mel e também pode ser utilizada como exemplo financeiro para os mais novos. Ao querer todo o mel para ele, inclusive o dos amigos, ‘Winnie The Pooh’ pode estar a iniciar um processo de dívida. Isto porque por cada jarro de mel que ‘Winnie The Pooh’ consome e que não lhe pertence, ele terá de o devolver. Se o Pooh fizer isto muitas vezes, pode entrar numa espiral de sobre-endividamento. Lembrar o seu filho para gastar dentro daquilo que é possível é uma lição que pode dar-lhe a conhecer através deste desenho animado.

 6. Phineas & Ferb

Se está a pensar em ensinar valores associados ao empreendedorismo ao seu filho, dê-lhe a conhecer o ‘Phineas & Ferb’. Estas personagens estão constantemente a inventar novos objetos e engenhocas criativas. A perseverança, a criatividade e o espírito de iniciativa – características essenciais dos empreendedores de sucesso – estão assim espelhadas nestas personagens. Por isso, se pensa que o seu filho pode ter perfil de empreendedor assista com ele a estes desenhos animados.

Fonte: saldopositivo.pt

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s