Domótica | O segredo por detrás da “casa inteligente”



A tecnologia é das áreas que mais fácil e rapidamente evolui, sobretudo desde o advento do computador pessoal na década de 80 do século passado. Foi precisamente nesta fase de impulso tecnológico que surgiu a domótica, disciplina que transfere para habitação os princípios da automatização.

Uma resposta concisa à pergunta “o que é a domótica” terá necessariamente de passar pela explicação básica do significado extraído do próprio conceito desta palavra que resulta da junção do latim “domus” (casa) e “robótica” (automatizar), pois a domótica consiste essencialmente numa série de processos destinados ao controlo automatizado de elementos integrantes do ambiente residencial tendo em vista simplificar e harmonizar a gestão dos mesmos. No fundo, numa abordagem elementar embora não totalmente errada, pode dizer-se que este domínio é o segredo por detrás da “casa inteligente” a que tantas obras de ficção têm aludido ao longo da história.

Apesar de criado inicialmente a pensar na indústria, as empresas especializadas cedo se aperceberam do potencial comercial da domótica junto do consumidor e não tardaram a surgir as primeiras soluções residenciais de automatização aplicada à comunicação, iluminação, climatização e outros aspetos como o conforto e a segurança. A distinção das alternativas semelhantes até aí disponíveis residia, contudo, numa característica crucial: a profunda interligação existente entre todos esses pontos.

Principais aplicações da domótica

Atualmente é possível usufruir de uma série de tecnologias que facilitam bastante todo um conjunto de tarefas, nomeadamente a intercomunicação dos diversos elementos que fazem parte do sistema. No entanto, a essência da domótica continua assente numa base que procura servir fundamentalmente as mesmas necessidades de sempre, entre as quais se destacam as seguintes:

Automação
Permite a programação de um vasto leque de operações de forma simples, o que se traduz em ganhos de tempo úteis para maximizar os períodos de descanso e os momentos de relaxamento.

Comunicação
Integra um diversificado conjunto de elementos e funde-os numa sólida ferramenta de gestão residencial hoje em dia já imprescindível para muitas pessoas.

Entretenimento
Interliga com enorme facilidade qualquer sistema de entretenimento para uma experiência única e difícil de obter manualmente.

Domótica - Casas inteligentes

Iluminação
O controlo deste elemento habitacional permite tirar o máximo partido das fontes de luz, criando um ambiente totalmente personalizado, e ao mesmo tempo oferece a possibilidade de gerir eficientemente o consumo elétrico.

Climatização
À semelhança dos demais elementos de conforto já mencionados também este é passível de ser ajustado consoante as necessidades e preferências sem qualquer dificuldade para assegurar um estado perfeito do mesmo através da simples programação para os níveis desejados.

Segurança
Integrado nos tradicionais sistemas de proteção residencial, o circuito domótico amplia aqueles primeiros e oferece um leque de ferramentas capazes de usufruir de todo o potencial daqueles.

O tema da domótica é deveras complexo. Por isso se frisaram no corrente artigo somente breves anotações para melhorar a compreensão deste campo da automação com fins habitacionais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s