Isenção permanente do IMI chega a 350 mil famílias em 2015

IMIO número de famílias com isenção permanente de pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) vai subir de 300 mil para 350 mil no próximo ano. Tudo porque a versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado aumenta de 14 630 euros para 15 295 euros o valor do rendimento anual dos agregados que podem beneficiar daquela isenção.

O regime atual determina que ficam isentos de IMI os proprietários de imóveis que tenham um rendimento anual inferior a 2,2 vezes o valor do salário mínimo de 2010 (que era na altura de 475 euros). Na versão preliminar do OE/2015, a que o Dinheiro Vivo teve acesso (e que pode ainda ser alterada pelo Governo até à sua entrega no Parlamento, a 15 de outubro) propõe-se que aquela isenção passe a abranger rendimentos anuais equivalente a 2,3 vezes o SMN auferido em 2010.

Para esta isenção ser concedida é ainda necessário que as famílias não possuam imóveis cujo valor patrimonial supere os 41.922 euros. O OE/2015 mantém este limite ao nível do património, mas a subida do valor do rendimento vai permitir que mais cerca de 50 mil pessoas deixem de pagar este imposto, em 2015. A atribuição desta isenção não é automática, exigindo que os interessados façam o respetivo pedido junto da sua repartição de Finanças. Em 2012, a AT enviou avisos aos cerca de 300 mil contribuintes elegíveis e tudo aponta para que o faça também desta vez.

Fonte: dinheirovivo

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s