Deco Alerta: Esta é uma boa altura para comprar casa?

  Estou a pensar sair da casa dos meus pais, mas com toda a crise que se vive não sei se é um boa altura para comprar casa. Podem aconselhar-me?
Esta é uma decisão que deves ponderar muito bem. Atualmente a ideia de comprar casa voltou a ser atrativa, porque os custos do crédito à habitação estão a baixar. Por um lado, a taxa Euribor está historicamente baixa e os valores dos imóveis têm estado em queda, por outro, alguns proprietários pretendem vender, urgentemente, as suas casas, o que tem levado muitos consumidores a perguntar se esta é uma boa altura para comprar casa.
Para que possas avaliar bem a situação, começamos por te dizer que nem tudo são boas notícias. Em primeiro lugar, porque nem todos os consumidores conseguem ter capacidade financeira, nem ter acesso a condições favoráveis para a obtenção de financiamento. De referir que, normalmente, os bancos exigem que sejam contratados outros produtos além do crédito à habitação para reduzir o spread e cada vez mais têm em conta a taxa de esforço, ou seja, o peso que a prestação com crédito tem dentro rendimento mensal do agregado familiar. Em segundo lugar, porque a avaliação do risco está, no presente, mais rigorosa. E, em terceiro lugar, porque a percentagem de financiamento face ao valor da avaliação é mais reduzida e os melhores negócios são, em regra, propostos a quem peça um empréstimo com uma mais baixa relação entre o financiamento e a garantia. 
Mas também existem boas novas: Se a Euribor, que é o indexante utilizado na maioria dos contratos, está a bater na trave do zero em todos os prazos e, a três meses, já caiu para valores abaixo desta fasquia, o spread, margem de lucro dos bancos, também tem vindo a decrescer para números mais razoáveis. Ou seja, o crédito à habitação está mais acessível. 
Se depois de analisares a tua situação financeira continuares a pensar em comprar casa, a única forma de comparar propostas de forma fiável continua a ser a taxa anual efetiva revista (TAER). É importante que compares várias ofertas, de vários bancos, para que possas efetuar a melhor e mais ajustada escolha ao teu perfil.
A compra de habitação, através da celebração de um contrato de crédito é um compromisso a longo prazo. É importante que não se tomem decisões apressadas. Mais importante ainda é não ter em conta apenas o valor do imóvel e a prestação que o banco propõe, é imperativo que consideres os impactos que as alterações à Euribor podem ter na tua prestação mensal, assim estarás a antecipar eventuais subidas desta taxa e a verificar se a tua capacidade financeira te permite efetuar os pagamentos pontualmente. Bom e não te esqueças que além da prestação que terás de pagar existem muitos outros encargos que deves ponderar, como por exemplo o condomínio, as obras de manutenção, os seguros associados à casa, entre outros.
Se tens dúvidas pede ajuda! Lembra-te que ao recorrer ao crédito à habitação estás a assumir um compromisso e uma dívida que no limite pode atingir os 30, 40 ou mesmo 50 anos e é um produto cada vez mais difícil de compreender. Trata-se de um longo período de tempo e durante esse período podes ter dificuldades em garantir todos os pagamentos do crédito à habitação devido a situações inesperadas, como desemprego ou doença. Portanto, deves pensar e pesquisar o mercado muito bem para poderes tomar uma decisão responsável. 

Fonte: Deco

Na KW Business temos especialistas em soluções financeiras para o podermos aconselhar de qual a melhor solução de financiamento para o seu perfil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s